26 ago 2018

Passado e Futuro

Jorge Paulo Lemann, sócio-fundador da GP Investimentos, investidor de empresas de marcas líderes em mercados historicamente estáveis como bebida e alimentação – AMBEV, Kraft Foods, Burguer King entre outras – afirmou que a fórmula de sucesso da GP no passado em nada garantia seu sucesso no futuro. De fato, mudanças no comportamento da sociedade, como a busca por uma alimentação mais saudável, a produção local e a busca dos consumidores por cervejas artesanais mudaram rapidamente as perspectivas de segmentos centenários e até então com grande estabilidade mercadológica, onde as fórmulas de sucesso eram bastante conhecidas.

Isso mostra como, impulsionados por um fluxo de informações a cada dia mais rápido, o consumidor mudou muito, e assim as empresas e marcas precisam sair de uma zona de conforto e se reinventar.

Obviamente, essa onda de mudanças iria chegar – e chegou – à forma de atuação e à organização dos mercados das agências de comunicação em todos os seus formatos: agências de publicidade, de comunicação integrada, de live marketing, de brand experience e tantas outras. Até porque, mesmo essa segmentação parece a cada dia menos definida, havendo na verdade uma verdade única no mercado: a necessidade de mudar para sobreviver. E isso incluir a oferta de novos serviços e uma nova forma de atuação.

Acredito que talvez nunca mais haja um modelo estável de atuação. Na verdade, a realidade deverá ser a instabilidade e as mudanças a cada dia mais rápidas. Assim, talvez seja uma utopia a busca por um novo modelo de atuação, e em seu lugar deverá surgir uma nova forma de relacionamento e remuneração entre profissionais do mercado para que, atuando de forma colaborativa e de acordo com as necessidades de cada momento, os desafios possam ser superados.